• banner bolsa de estudo
  • banner aprovação medicina
  • banner aprovados unicamp
  • banner aprovados

Bixo Aprovado

  • Compartilhar
  • Oficina do Estudante no Facebook
  • Oficina do Estudante no Twitter
  • Imprimir Imprimir

ANA LUIZA RODRIGUES LEITE - ARQUITETURA E URBANISMO | UNICAMP


Ana Luiza Rodrigues Leite, 19 anos, nossa aluna do pré-vestibular, foi aprovada em um dos cursos mais concorridos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): Arquitetura e Urbanismo.

Muito sucesso nessa nova etapa da sua vida acadêmica, Ana!





Oficina: Você fez um ano de cursinho seguido do Ensino Médio? O que motivou você a fazer curso pré-vestibular? Conte sobre a sua rotina e como foi o seu ano de estudos.

Aluno: Fiz um ano de cursinho após o Ensino Médio. Não consegui passar em uma universidade pública assim que saí do Ensino Médio, e acho que foi isso que me motivou: percebi que a escola tinha acabado e meu futuro dependia de mim mesma agora.

Estudava todos os dias depois das aulas no cursinho. Revisava muito os conteúdos e algumas vezes fazia resumos das matérias que mais tinha dificuldade, além de fazer muitos exercícios e provas antigas da Unicamp. Acho que além de tudo, eu estudava também as provas, não me refiro só às matérias, mas também a como elas seriam cobradas no vestibular. Além de, claro, ter um tempo de lazer na minha rotina. Não conseguia me manter motivada sem ter um tempo para fazer algo que gosto.

Oficina: Qual foi a sua sensação ao ver seu nome na lista de aprovados em primeira chamada?

Aluno: Apesar da felicidade e alívio, eu quase não acreditei, parecia tudo um sonho. Por mais que sonhasse em ler meu nome naquela lista, ainda parecia uma realidade distante. Se me dissessem que eu passaria em primeira chamada, provavelmente não acreditaria. Foi diferente de tudo que imaginava e está demorando um pouco para a ficha cair.

Oficina: Por que a escolha por Arquitetura e Urbanismo?

Aluno: Desde criança eu sempre pensei nessa profissão, acho que foi a primeira e única profissão que me despertou uma curiosidade e um desejo gigantesco. Não sei dizer ao certo o porquê, mas sempre fui apaixonada por isso.

Oficina: Como os professores da Oficina ajudaram você a conquistar a vaga? Tem algum professor que você queira destacar na sua jornada de Oficina? Se sim, conte quem é, o motivo ou algo que ele tenha falado e marcado você.

Aluno: Eles possuem uma didática excelente. Além das explicações claras, durante a aula eu dei muitas risadas e guardei o conteúdo de diversas matérias muito mais fácil porque a aula estava divertida. Eles também sempre se mostraram dispostos a ajudar com as dúvidas e dicas nos corredores, fora da sala de aula. Me tranquilizaram e me senti muito acolhida por eles.

O professor Marquinhos, de História, é o melhor professor que eu já tive na vida, e digo isso com sinceridade. Conseguiu despertar meu gosto pela História do Brasil (que eu detestava). Nunca vou me esquecer das suas aulas maravilhosas, que, além de conteúdo, me passaram ensinamentos que levarei para a vida toda. O mesmo vale para o professor Pantoja que, além de me preparar para o vestibular, também me preparou para a vida. Suas aulas carismáticas e divertidas me ensinaram muito sobre a sociedade e despertaram meu interesse e engajamento social. Me senti muito próxima e acolhida por ele. Assim, também, nas aulas da professora Cláudia, uma das melhores professoras de Matemática que já tive em toda minha vida. Consegui realmente entender e gostar da Matemática com ela. Me senti acolhida quando tirava minhas dúvidas (coisa que sempre foi difícil para mim). É uma ótima professora, muito atenciosa e prestativa com os alunos. Para todos esses só tenho a agradecer, e fico triste de não poder levá-los comigo para a faculdade.

Oficina: Qual dica / quais dicas você pode dar para quem tem o objetivo de passar numa universidade pública?

Aluno: Estude as provas, além das matérias. Estude como as bancas podem cobrar os conteúdos, (tendência às perguntas mais conteudistas ou interpretativas, por exemplo). O exercício mais fácil para praticar isso é refazer provas antigas, assim você se acostuma com o tipo da prova. Tenha e siga uma rotina, mas além de tudo, nunca se compare e se cobre mais do que consegue. Reserve, sim, espaços para descansar e ter atividades de lazer na sua semana, pois a falta delas pode te desmotivar e prejudicar no rendimento dos seus estudos.